sexta-feira, 19 de outubro de 2007

TROPA DE ELITE " O FILME POLÊMICO "


Tropa de Elite é um filme brasileiro de 2007, dirigido por José Padilha, mesmo diretor do documentário Ônibus 174[1]. Com Wagner Moura, Caio Junqueira e André Ramiro nos papéis principais, o filme retrata o Batalhão de Operações Policiais Especiais, a tropa de elite da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tendo recebido contribuições de Rodrigo Pimentel, ex-capitão do BOPE e co-autor do livro Elite da Tropa.
O filme foi lançado no dia 12 de outubro de 2007 no Brasil, com estréia antecipada para o dia 5 de outubro nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo[2].

Sinopse
Este filme retrata o dia-a-dia do grupo de policiais militares e de um capitão do BOPE no ano de 1997 que quer sair da corporação (começa a tomar medicamentos para combater o estresse e sua esposa está grávida) e tentar encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente a isso, há a história de dois amigos de infância que se tornam policiais militares e que se destacam por sua honestidade e honra. Os dois amigos ficam indignados com a corrupção no batalhão em que atuam e decidem entrar para o BOPE para lutar contra esta situação.

O filme inédito "Tropa de Elite", de José Padilha, sobre o Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), cuja estréia nos cinemas está prevista para outubro, foi alvo de pirataria e está sendo vendido em cópias ilegais por camelôs, no Rio de Janeiro.
A polícia investiga o caso. Padilha, que despontou no cinema com o documentário "Ônibus 174", está seguro de que o responsável pelo vazamento do filme será identificado e preso em breve. "Vamos pegar o cara. É inevitável", afirma.

A versão pirata, que está sendo oferecida a R$ 10 no comércio informal, corresponde, segundo o diretor, ao "terceiro corte [versão editada] do filme" e, de acordo com Padilha, há registros "de todos os que puseram a mão nessa cópia".
O cineasta diz que, no ponto em que estão, as investigações demonstram que "o elo entre o cara que roubou e o mercado de pirataria é um PM, o que comprova a tese do filme".

"Tropa de Elite", protagonizado pelo ator Wagner Moura, no papel de um capitão do Bope inspirado numa fusão de personagens reais, enfoca práticas de corrupção e atos de violência desmedida cometidos por membros da corporação.
Durante as filmagens, no ano passado, no Rio, a equipe foi alvo de um roubo. Os ladrões abordaram uma van que transportava um carregamento de armas cenográficas e levaram o armamento.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger